05/11/2024 -
16h24TJMG participa da posse da nova diretoria da Escola de Magistratura do TRF6Desembargadora federal Mônica Sifuentes é a nova diretora da Instituição
O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) realizou, na segunda-feira (4/11), a solenidade de posse da nova diretoria da Escola de Magistratura e da Revista do TRF6 para o biênio 2024-2026. A ex-presidente da Corte Federal em Minas, desembargadora federal Mônica Sifuentes, foi empossada como diretora; o desembargador federal Lincoln Rodrigues de Faria, como vice-diretor; e a juíza federal Ariane da Silva Oliveira, como secretária-geral.
A nova direção da Escola da Magistratura do TRF6 foi empossada na segunda-feira (4/11) ( Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG )
O ex-presidente e superintendente de Projetos Artísticos e Culturais do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, representou o presidente, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.
A solenidade foi conduzida pelo presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney de Souza Oliveira, e contou com a presença, entre outras autoridades, da ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lôbo; da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), desembargadora federal Denise Alves Horta; e do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Ramon Tácio.
A Escola da Magistratura foi criada em 2022, juntamente com o TRF6, instituído pela Lei nº 14.226/21, como desmembramento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O objetivo da Instituição é formar e aperfeiçoar juízas e juízes, por meio de curso inicial com duração de cerca de três meses. As aulas visam habilidades práticas essenciais à prestação jurisdicional, como o uso de sistemas eletrônicos e a condução de audiências.
Também são promovidos cursos de aperfeiçoamento de servidoras e servidores e pós-graduação para magistradas, magistrados e demais públicos.
O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Saulo Versiani Penna, falou sobre posse da ex-presidente do TRF6 como diretora da Escola da Magistratura.
"É com imensa alegria que celebro a posse da desembargadora Mônica Sifuentes como diretora da Escola da Magistratura do TRF6. Sua trajetória de competência, dedicação e ética representa escolha inspiradora para essa importante função. Além da admiração profissional, tenho o privilégio de contar com sua amizade, o que torna este momento ainda mais especial. Tenho certeza de que, sob sua liderança, a Escola da Magistratura Federal seguirá alcançando novos patamares de excelência", afirmou.
O ex-presidente e superintendente de Projetos Artísticos e Culturais do TJMG, desembargador José Arthur Filho, disse que foi um prazer representar o Tribunal no evento da Escola do TRF6.
(O ex-presidente e superintendente de Projetos Artísticos e Culturais do TJMG, desembargador José Arthur Filho, disse que a Ejef e a Escola da Magistratura do TRF6 devem se imanar em prol do pensamento crítico e inovador ( Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG )
“Penso que as escolas devem ser cada vez mais harmônicas e estruturadas, de molde que possam ser fonte de valorização da reflexão de magistradas e magistrados acerca dos problemas que vivenciamos no nosso dia a dia”, afirmou.
Para ele, a Ejef deve se irmanar com a Escola da Magistratura do TRF6, gerando maior “musculatura para o conjunto, valorizando o pensamento crítico e inovador que devemos ter sobre os novos desafios do Judiciário nesse mundo cada vez mais dinâmico e que exige resposta cada vez mais rápida de todos os que compõe nosso Sistema de Justiça”.
A ex-presidente e diretora empossada da Escola da Magistratura e Revista do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, afirmou que o sentimento é de grande responsabilidade em assumir uma escola que foi administrada pelos desembargadores federais Grégore de Moura e Pedro Felipe Santos.
“A gestão deles foi brilhante, produtiva e entusiasmada. Estamos um pouco temerosos, mas confiantes. Temos uma pequena mas afinada equipe de servidoras e servidores, gerida por nossa secretária executiva, a professora Francine Figueiredo. Fé e coragem são, afinal de contas, as duas palavras que ergueram este Tribunal e que continuam inspirando nossos passos”, disse.
A ex-presidente e diretora empossada da Escola da Magistratura e Revista do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, afirmou que o sentimento é de grande responsabilidade em assumir a direção da Escola ( Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG )
Segundo a magistrada, é preciso investir no saber refletido, na razão de ser das coisas, no estudo da psique humana, na história e mesmo na poesia. “É urgente que, sem descuidar da parte técnica, possamos também investir no saber humanístico da magistrada e do magistrado, para que possam, por meio da reflexão orientada pelo estudo, serem verdadeiros agentes de mudança social. Esse é o caminho que pretendemos seguir”, afirmou.
A desembargadora federal Mônica Sifuentes é doutora em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito de Lisboa e mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela exerceu o magistério na Faculdade de Direito Milton Campos e no Instituto Brasiliense de Direito Público.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial